top of page

Vila Franca de Xira Terra com identidade e Historia


Vila Franca de Xira é uma cidade Portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa, com cerca de 18 400 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo
Vila Franca de Xira é sede de um município com 317,68 km² de área e 142 163 habitantes (2008[1]), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Alenquer e Azambuja, a leste por Benavente, a sul pelo estuário do Tejo, a sul e oeste por Loures e a noroeste por Arruda dos Vinhos.
No lugar do actual concelho de Vila Franca de Xira existiram ao longo da Idade Média e até meados do século XIX quatro concelhos distintos entre eles – o de Povos (hoje uma povoação da freguesia de Vila Franca de Xira.

Com história se faz história


As Tertúlias - de origem romana foram "importadas" para Portugal de Paris, onde surgiram e se espalharam pelo mundo, associadas aos cafés. Cada café tinha uma, ou mais, tertúlias sobre temas diferentes. Paralelamente, os seus integrantes identificavam-se como pertencendo à tertúlia A ou B, desenvolveram-se, em Vila Franca de Xira, no século XIX, a partir de 1968,locais onde se confraterniza e discutem assuntos taurinos.

As tertúlias são na sua essência uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local que partilham gostos em comum, (no nosso caso a festa brava) que se reúnem de forma mais ou menos regular, uma forma também de mostrar o acolhimento destas gentes do Ribatejo a todos os forasteiros, pelo Colete Encarnado e Feira de Outubro em que abrem as suas portas e o mostram a sua garra na defesa das tradições  da Festa Brava, a todos que nos visitam.

 

O actual concelho de Vila Franca de Xira manteve disputas territoriais com Loures pela posse de Santa Iria de Azóia, que fizera parte do concelho de Alverca, mas fora integrada em 1886 no concelho de Loures; em 1916 separou-se de Santa Iria de Azóia a freguesia da Póvoa de Santa Iria, que em 1926 passou definitivamente ao concelho de Vila Franca.
Em Vila Franca deu-se, em 1823, o movimento revoltoso da Vila-Francada, levada a cabo pelo Infante D. Miguel contra a Constituição de 1822. Na sequência desses acontecimentos, Vila Franca de Xira foi renomeada para Vila Franca da Restauração; o nome, contudo, não durou, posto que após o fracasso da Abrilada, no ano seguinte, voltou à forma original.
As festas de Vila Franca De Xira, conhecidas como "Colete Encarnado" realizam-se no primeiro fim-de-semana de Julho e durante a primeira semana de Outubro realiza-se a antiga "Feira de Outubro", hoje chamada de Feira de Artesanato(2011).
O Colete Encarnado é a maior festa Ribatejana e foi em 1932 que o lavrador ribatejano José Van-Zeller Pereira Palha, idealizou e levou por diante a primeira grande festa de homenagem ao Campino.
O Colete Encarnado comemora-se no primeiro fim de semana de Julho e traz à cidade de Vila Franca de Xira, todos os anos, milhares de aficionados e turistas (nacionais e estrangeiros), seja pelas festas que há pela cidade, fandango, bailes, concertos, corridas de touros , largadas de touros e muita confraternização .

A nossa tertúlia não e diferente na sua essência, pois vejamos:

No ano de 1994 a partir de um grupo de aficionados homens da terra de Vila Franca de Xira juntaram esforços, tempo e dinheiro e todos em conjunto deram alma ao que todos hoje conhecemos como tertúlia “Móvel O Autocarro”.
Estes sócios,12 sócios que iremos referir em seguida. Durante o ano de 1994 adquiriu o 1º autocarro transformaram-no com cozinha, bar e mesas para a confraternização de todos os sócios, familiares e amigos em torno da grandeza da festa brava e tradições taurinas.

 

Por ocasião da feira de Outubro de 1994 a tertúlia com o nome Tertúlia “Móvel Victor Mendes” foi colocada pela primeira vez nas esperas de Vila Franca de Xira  na Rua 1º de Dezembro, frente aos nº 5 e 7.. em V. F. Xira.



Os sócios fundadores foram: Tonecas Bastos , Joaquim Carradinhas, António Pereira, Mário Luís, Balsa, Cabaço, Pita Matos.



Mas não só de sócios efectivos seria possível a concretização desta tertúlia pois temos que deixar aqui uma palavra enorme de agradecimento a Família Ceitil nas suas pessoas António Ceitil e Madalena Ceitil, que até a presente data tem oferecido gratuitamente agua e eletricidade como o espaço de arrumos e WC. Como a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, como Instituição na autorização de ocupação da via publica .



Os sócios honorários foram: António Ceitil, Madalena Ceitil, Mila Ceitil e posteriormente o sócio Rui Maia.



O 1º autocarro viria a ser substituído em 2000 por outro maior e com maior comunidade e segurança. Este em plenas funcionalidades de circulação, quer a nível interior como a nível exterior, assim como a criação do logótipo como imagem exterior da tertúlia.

Durante estes anos houve uma forte renovação dos seus sócios por motivos de idade e de saúde alguns elementos retiraram-se e outros entraram.
Carlos Correia entrou em 1997, José Antunes entrou em 1999, João Miguel entrou em 1998, António Lucas entrou em 1999, António Santos entrou em 1999, Nuno correia entrou em 2001.

Este novo Autocarro da Tertúlia Móvel teve a sua inauguração em Junho de 2000 pelas festas de São João na Freguesia da Castanheira do Ribatejo e no Colete Encarnado de 2000,com o nome Tertúlia Móvel “O Autocarro” por se julgar mais adequado.

Com esta remodelação renovou-se o espólio surgindo o 2º autocarro, adquirido por 25.000 escudos, foi remodelado mais uma vez com o esforço dos sócios, este Autocarro ao qual conheceríamos até ao ano de 2011 pela Feira de Outubro em V.F.Xira, pois este foi o ultimo ano que circulou tendo sido vendido para a sucata em Dezembro de 2011. Dando Origem ao 3º Autocarro que viramos a conhecer posteriormente nas Festas da Castanheira do Ribatejo e no Colete Encarnado de 2011.

No ano de 2008 pelo Colete Encarnado ouve mais uma reestruturação de sócios, entraram os seguintes elementos:

 Luís Rodrigues, Paulo Fernandes, Paulo Boavida,Mário Salvado, Jorge Rodrigues.

Neste ano de 2009 os sócios reuniram-se e aprovaram inscrever pela 1ª vez a Tertúlia no mapa da festa do Colete Encarnado na Câmara Municipal como Tertúlia interveniente na festa e sua localização no roteiro do Colete Encarnado.

Nos anos de 2007 a 2010 ouve mais uma reestruturação de sócios. Hugo Santos entrou em 2007 , António Mateus entrou em 2007, Mário Caldas entrou em 2009, Ricardo Santos entrou em 2010, Pedro Santos entrou em 2010.

Hugo Santos, António Mateus, Mário Caldas, Ricardo Santos, Pedro Santos.



Em 2010 com as novas tecnologias criamos o e-mail da tertúlia toautocarro@gmail.com e a pagina no facebook, www.facebook.com/tertuliamoveloautocarro  no decorrer desse ano tivemos aproximadamente  cerca de 2500 visitas

Em 2011 os sócios reuniram-se e adquiriram o 3º autocarro, mais moderno sem marca de marradas e marcas da idade ao qual teve passar nestes anos , um autocarro mais moderno, que foi estreado nas festas da Castanheira do Ribatejo e no Colete Encarnado de 2012, após 10 meses de trabalho árduo efetuados pelos sócios.



Podemos dizer que este ano, o ano de 2012 foi o grande ano, neste ano tivemos mais de 10000 visitas no facebook, tivemos a inauguração do nosso novo veiculo “O Autocarro”, criamos uma imagem nova para a Tertúlia com logótipo  ferro e fardamento novo, decoramos o interior do nosso Autocarro com o apoio de muitas pessoas, ás quais queremos também desta forma agradecer esse contributo, mas não ficamos somente pela inauguração estivemos presentes pela 1ª vez no desfile das Tertúlias no Colete Encarnado com um veiculo alegórico, uma carrinha decorada cedida pelo nosso sócio Luís Rodrigues (Tónecas)  e para culminar em grande estivemos em direto no programa da  TVI “Somos Portugal”.

A 1 de  Outubro de 2012 criou-se a pagina da Tertúlia com o Link: http://toautocarro.wix.com/vfxira 

Nesse endereço foram colocadas todas as fotas da participação na Feira de Outubro.



bottom of page